Visto Negado, Entenda
O que fazer quando meu visto americano for negado?
Ter o visto americano negado, é um assunto delicado e muito temido para todos que solicitam o visto americano. Infelizmente é uma situação que pode de fato ocorrer, mas não fique triste e desanimado, vamos tentar responder as maiores dúvidas e explicar o porquê muitas vezes o visto americano é negado e quando você pode tentar novamente solicitá-lo.
Antes de qualquer coisa, os Estados Unidos possuem padrões e leis já estabelecidos em sua legislação. Cada tipo de visto americano é bem específico e possuem regras e requisitos que precisam ser seguidos, por isso certifique-se que você está aplicando para o visto ideal e correto para o motivo de sua viagem. Inclusive, esse pode ser um dos motivos do porquê seu visto americano foi negado!
O que fazer quando meu visto americano for negado?
Quando um visto americano é negado, na maioria das vezes, o solicitante é informado no final da entrevista para tirar o visto americano, e com o oficial consular citando a seção da lei onde se encaixa.
Vamos aos motivos mais comuns de visto americano negado, confira abaixo.
Algumas pessoas são inelegíveis para tirar o visto americano. Mas como saber se sou elegível ou não? Os motivos mais comuns são:
- O pedido de visto americano (Formulário DS-160) não foi preenchido corretamente/totalmente e/ou não apresentou a documentação de apoio exigida (seção 221 g): essa é a causa mais de um visto americano ser negado. Muitas vezes acontece porque o oficial consular julgou que faltaram documentos adicionais (pedidos na hora da entrevista para tirar o visto americano) ou o pedido (formulário preenchido) encontra-se incompleto (com falta de informações).
- Categoria de visto incorreta ou possuir intenção de imigrante (seção 214 b): válido somente para as categorias de não-imigrantes (exceto para solicitantes das categorias H-1B, L e seus cônjuges, e filhos menores de 21 anos).
- Possui ou teve algum antecedente criminal (seção 212): acredito que fica bem claro quando o visto americano é negado por esse motivo, né? De qualquer forma o INA (Lei americana de imigração e nacionalidade) diz que “Qualquer estrangeiro condenado por, ou que admite ter cometido, ou que admite a prática de atos que constituem os elementos essenciais de um crime envolvendo torpeza moral (que não seja uma ofensa puramente política) ou uma tentativa ou conspiração para cometer tal crime, ou uma violação de (ou uma conspiração, ou tentativa de violar) qualquer lei ou regulamento de um Estado, dos Estados Unidos ou de um país estrangeiro em relação a uma substância controlada (drogas) é inadmissível.”
- Cometeu fraude ou deturpação (seção 212): significa que o oficial consular acredita que você tentou entrar nos EUA deturpando intencionalmente um fato relevante ou cometendo fraudes ao aplicar para o visto americano. Por exemplo: você possui antecedentes criminais, mas não informou isso na aplicação para o visto americano ou, você possui familiares ou sua família já está morando nos EUA e você também omitiu isso. Cabe ao oficial consular te informar se você poderá pedir a isenção de inelegibilidade, caso contrário, a inelegibilidade é permanente, desse modo, toda vez que você for tirar um visto americano, não vai conseguir.
- Ficou ilegalmente nos Estados Unidos (seção 212): caso você tenha ficado nos EUA após o período autorizado ao entrar no país, sem estender sua estadia ou entrado nos Estados Unidos ilegalmente, poderá ter o visto americano negado. Posso aplicar para o visto americano novamente? Sim, porém nesse caso, se você ficou ilegalmente nos EUA por menos de um ano (180 dias ou até 360 dias), terá que ficar 3 anos sem poder aplicar para o visto americano a partir da data que você chegou no Brasil. E se você ficou ilegalmente nos EUA por um ano ou mais, você não poderá aplicar para o visto americano por 10 anos a partir da data que você chegou no Brasil.
- Cobrança pública (seção 212 a): Quando o visto americano é negado por esse motivo, é porque o oficial consular detectou e decidiu que você tinha grandes chances de ficar dependente financeiramente do Governo americano. Por tanto, durante o processo de tirar o visto americano, comprove que você tem meios e suporte financeiro para se sustentar na sua viagem ou estadia nos Estados Unidos. O que fazer quando isso acontece? No caso de solicitações de visto de imigrantes, é preciso enviar uma Declaração de Apoio dos seus patrocinadores nos EUA. Por exemplo, um chefe, amigo ou familiar, residente nos EUA, fica responsável em assinar essa declaração de modo a garantir suporte financeiro para você. Já para solicitações de visto não-migrantes, é preciso comprovar que pode se sustentar durante a sua estadia nos EUA.
O que fazer quando isso acontece?
Se seu visto americano for negado por esse motivo, você receberá uma carta listando quais documentos e informações faltaram e terá que trazê-los o mais rápido possível (no período de um ano contando a partir da data que seu visto americano foi negado). Caso não forneça ou envie as informações adicionais requeridas, no período, terá que solicitar o visto americano novamente, pagando de novo a taxa consular (MRV).
Outro motivo comum de visto americano negado é solicitar o visto de uma categoria que não condiz com o propósito da sua viagem e não possuir fortes vínculos no Brasil. Por isso, sempre ressaltamos que é importantíssimo demonstrar desde o começo da aplicação do visto americano o motivo (da viagem), a categoria de visto adequada a sua ida aos EUA e vínculos fortes no Brasil (emprego, moradia, relacionamentos, etc).
O que fazer? Você pode entrar com um novo pedido de visto americano, se quiser, porém, irá pagar novamente todas as taxas consulares requeridas.
Como funciona a renúncia de inelegibilidade?
A Lei de Imigração e Nacionalidade dos EUA (INA), contém itens exceções que permitem aos solicitantes que o visto americano seja negado por alguma inelegibilidade, requisite a sua isenção. Todavia não são todos os solicitantes com visto americano negado que podem requisitar a isenção.
Como saber se posso requisitar a isenção ou não?
No caso de inelegibilidade, o oficial consular irá te informar se pode ou não requisitar a isenção e na hipótese de poder requerer, dará os caminhos a seguir.
Há muitas mais razões pelas quais seu visto americano pode ser negado, listamos apenas as mais conhecidas. Por exemplo, seu visto americano pode ser negado por razões relacionadas a sua saúde, ao apresentar doenças altamente transmissíveis ou distúrbios (físicos e mentais) que representam um risco para os EUA e sua população ou até mesmo por motivos de segurança, como terrorismo, tráfico humano e entre outros. Na Lei americana de Imigração e Nacionalidade, você pode conferir TODAS as razões que causam a inelegibilidade.