Visto Negado, Entenda

    O que fazer quando meu visto americano for negado?

    Ter o visto americano negado, é um assunto delicado e muito temido para todos que solicitam o visto americano. Infelizmente é uma situação que pode de fato ocorrer, mas não fique triste e desanimado, vamos tentar responder as maiores dúvidas e explicar o porquê muitas vezes o visto americano é negado e quando você pode tentar novamente solicitá-lo.

    Antes de qualquer coisa, os Estados Unidos possuem padrões e leis já estabelecidos em sua legislação. Cada tipo de visto americano é bem específico e possuem regras e requisitos que precisam ser seguidos, por isso certifique-se que você está aplicando para o visto ideal e correto para o motivo de sua viagem. Inclusive, esse pode ser um dos motivos do porquê seu visto americano foi negado!

    O que fazer quando meu visto americano for negado?

    Quando um visto americano é negado, na maioria das vezes, o solicitante é informado no final da entrevista para tirar o visto americano, e com o oficial consular citando a seção da lei onde se encaixa.

    Vamos aos motivos mais comuns de visto americano negado, confira abaixo.

    Algumas pessoas são inelegíveis para tirar o visto americano. Mas como saber se sou elegível ou não? Os motivos mais comuns são:

    O que fazer quando isso acontece?

    Se seu visto americano for negado por esse motivo, você receberá uma carta listando quais documentos e informações faltaram e terá que trazê-los o mais rápido possível (no período de um ano contando a partir da data que seu visto americano foi negado). Caso não forneça ou envie as informações adicionais requeridas, no período, terá que solicitar o visto americano novamente, pagando de novo a taxa consular (MRV).

    Outro motivo comum de visto americano negado é solicitar o visto de uma categoria que não condiz com o propósito da sua viagem e não possuir fortes vínculos no Brasil. Por isso, sempre ressaltamos que é importantíssimo demonstrar desde o começo da aplicação do visto americano o motivo (da viagem), a categoria de visto adequada a sua ida aos EUA e vínculos fortes no Brasil (emprego, moradia, relacionamentos, etc).

    O que fazer? Você pode entrar com um novo pedido de visto americano, se quiser, porém, irá pagar novamente todas as taxas consulares requeridas.

    Como funciona a renúncia de inelegibilidade?

    A Lei de Imigração e Nacionalidade dos EUA (INA), contém itens exceções que permitem aos solicitantes que o visto americano seja negado por alguma inelegibilidade, requisite a sua isenção. Todavia não são todos os solicitantes com visto americano negado que podem requisitar a isenção.

    Como saber se posso requisitar a isenção ou não?

    No caso de inelegibilidade, o oficial consular irá te informar se pode ou não requisitar a isenção e na hipótese de poder requerer, dará os caminhos a seguir.

    Há muitas mais razões pelas quais seu visto americano pode ser negado, listamos apenas as mais conhecidas. Por exemplo, seu visto americano pode ser negado por razões relacionadas a sua saúde, ao apresentar doenças altamente transmissíveis ou distúrbios (físicos e mentais) que representam um risco para os EUA e sua população ou até mesmo por motivos de segurança, como terrorismo, tráfico humano e entre outros. Na Lei americana de Imigração e Nacionalidade, você pode conferir TODAS as razões que causam a inelegibilidade.