Tudo sobre o ETIAS
Essa autorização se chama ETIAS, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o ETIAS!
O que é ETIAS?
Como já falado acima, ETIAS (European Travel Information and Authorization System), significa Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem. Basicamente é um sistema eletrônico de autorização de viagem que a União Europeia (países do tratado de Schengen) decidiu implementar de modo a garantir uma maior segurança para seus cidadãos e viajantes.
Para que serve o ETIAS?
Com intuito de melhorar e ter um maior controle na segurança dos viajantes e turistas que entram na Europa, mais especificamente nos países que fazem parte do Tratado de Schengen, o ETIAS serve para determinar se um visitante pode ou não entrar nesses países, seja para fins comerciais, de trânsito, médicos e/ou turísticos.
Como funciona o ETIAS?
Antes de viajar para Europa (confira os países em que o ETIAS é obrigatório abaixo), mais especificamente a partir de 2025, todos os brasileiros precisarão preencher o formulário de registro do ETIAS online. Após a aprovação, você poderá circular livremente entre os países abaixo.*
As autoridades do ETIAS recomendam preencher o registro com no mínimo 3 dias antes da viagem, mas a YOUVISA aconselha preenchê-lo duas semanas antes por garantia.
*A autorização de viagem não é uma garantia de que você poderá entrar no país solicitado. A entrada permanece a critério do oficial de imigração que o receberá na fronteira.
Segue a relação de países em que o ETIAS é obrigatório:
- Alemanha
- Áustria
- Bélgica
- Dinamarca
- Eslováquia
- Eslovênia
- Estônia
- Espanha
- Finlândia
- Grécia
- Hungria
- Holanda
- Itália
- Islândia
- Letônia
- Lituânia
- Liechtenstein
- Luxemburgo
- Malta
- Noruega
- Polônia
- Portugal
- República Tcheca
- Suécia
- Suiça
- Mônaco
- Vaticano
- San Marino
Como funciona o ETIAS?
Todos os cidadãos brasileiros precisam ter os documentos a seguir para obter o ETIAS ao realizar a inscrição no formulário de registro:
- Passaporte válido (até 3 meses além da data de estadia pretendida);
- Cartão de crédito ou débito para fazer o pagamento da taxa do ETIAS;
- Clicando em “Dados Complementares” logo ao lado de “Documentos”, insira aqui sua profissão, e-mail e seu endereço. Caso esteja preenchendo para um menor de 18 anos, irá aparecer um campo “Autorização de Viagem para Menor” como mostrado abaixo, onde será necessário assinalar uma das três opções apresentadas.
- E-mail para receber a aprovação da autorização;
Em casos pontuais, as autoridades podem requisitar documentos complementares, até mesmo no aeroporto!
OBS: o passaporte tem que ser biométrico. Passaportes emitidos a partir de 2010, possuem um chip RFID na sua capa, como mostrado abaixo.
Como funciona o ETIAS?
Informações como nome completo, data de nascimento, gênero, nacionalidade, cidade e país de nascimento, endereço atual, número do passaporte, data de emissão e data de validade do passaporte, telefone, e-mail, detalhes sobre sua viagem a Europa e responder algumas perguntas de segurança*, bem parecida inclusive com as perguntas quando você aplica para o visto americano.
Que tipo de perguntas de segurança podem ser perguntadas no formulário de registro do ETIAS?
São perguntas mais relacionadas, por exemplo, ao uso de drogas, terrorismo, tráfico humano, histórico criminal e de emprego, informações sobre viagens à Europa anteriores, etc.
Após enviar todas as informações pedidas, é só aguardar a autorização aprovada ou não, que será enviada no e-mail do seu cadastro.
Atenção: todas as informações devem estar exatamente iguais aos dados do seu passaporte, pois caso tenha algum erro, é possível que a sua entrada seja negada!
Quanto custa o ETIAS?
Para maiores de 18 anos, o valor da taxa para o ETIAS é de 7 €. Menores de 18 anos não pagam.
Qual a validade do ETIAS? E por quanto tempo posso ficar na Europa?
O ETIAS tem validade de 3 anos consecutivos ou até seu passaporte expirar, o que acontecer primeiro e é válido somente para estadias de curta duração, não ultrapassando 90 dias.
Ele também permite entradas múltiplas na União Europeia de até 90 dias, dentro de um período de 6 meses. Caso você ultrapasse esses 90 dias, poderá sofrer multas ou até deportação.
Quando começará a funcionar o ETIAS?
Recentemente as autoridades europeias postergaram o início do ETIAS para o começo de 2024.
IMPORTANTE! Brasileiros que possuem dupla cidadania, dentro dos países da União Europeia e do tratado de Schengen, não há necessidade de aplicar para o ETIAS. Por exemplo, caso você tenha cidadania italiana ou portuguesa, não é necessário aplicar o ETIAS.